Critica Homem de Ferro 3 – Muito mais do homem, muito mais do ferro.

homem de ferro 3 armaduras

Chegar ao terceiro filme de uma franquia é algo que já não é mais para poucos. Chegar ao terceiro filme de uma franquia, mantendo a qualidade, isso sim é para muito poucos. Na saga Homem de Ferro, parte da megassaga Os Vingadores, isso era ainda mais difícil. E, foi cumprida. Parcialmente.

Em Homem de Ferro 3 (Ironman 3), Jon Fraveou, diretor dos dois primeiros filmes e responsável por mudar totalmente Tony Stark e dar os conceitos que norteariam a Marvel Studios, sai da direção e ficou apenas com seu cargo de ator como Happy Hogan, agora chefe da Segurança de Stark. E é nesse ponto que reside a falha da continuação do filme carro-chefe da Marvel.  No filme dirigido por Shane Black, tudo é diferente: as cores, a trilha sonora (Cadê o AC/DC e o Black Sabbath?) e dinâmica. A cada risada do Happy, eu ficava imaginando que era o próprio Jon rindo do rumo do filme e da Marvel.

Critica com muito spoilers, se não viu o filme e quiser ler uma critica sem spoilers, vá ao nosso Pensamento Livre do Patrick Duarte.

homem de ferro e peper potts

No longa, temos um Tony Stark (Robert Downey Jr.) atormentado com os eventos acontecidos em Nova Iorque de Os Vingadores e cada vez mais afundado no trabalho para proteger a Terra e a pessoa que é mais importante para ele: Pepper Potts (Gwyneth Paltrow). Típico dilema do mundo real: O que é mais importante? Trabalhar duro pelo conforto da família, sem deixar tempo para demonstrar esse amor por eles ou ter este tempo e não poder dar-lhes o conforto? Além disso, Tony está sofrendo de transtorno pós-traumático associado com síndrome do pânico e insônia, sendo tratadas sempre com muito humor.

Aliás, comédia é o principal foco do filme que usa o vilão Mandarim e o Arco Extremis das HQs como pano de fundo. Parece mais uma paródia do Homem de Ferro do que propriamente uma continuação. Acredito que a Marvel Studios esteja começando a desandar. Sabidamente, os filmes de Capitão América, Thor e Hulk foram medianos e Homem de Ferro 2 trouxe apenas a sombra da qualidade do primeiro, nesse ínterim, apenas Os Vingadores foi realmente um excelente filme, embora o roteiro tenha sido simples, ele serviu bem ao seu propósito. Gostei bastante da interação com o garoto Harley (Ty Simpkins) que fez Tony lembrar-se de voltar ao básico. Entretanto, novamente, apelaram bastante ao fazer dele um “agente secreto” invadindo a casa do Mandarim. Ele não é James Rhodes (Patriota de Ferro) e muito menos Bond!

mandarim homem de ferro 3

Ao ver o filme, me parece que eles ficaram assustados com Batman 3 e quiseram combater o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço com um fanservice que encheu a tela com cenas engraçadas, explosivas e impactantes.  Caminho péssimo. Até mesmo O Cavaleiro das Trevas Ressurge viu isso dar errado, ao deixar de fazer um roteiro brilhante como o do segundo filme, para criar um festival de cenas blockbusterizadas.

E por falar em Batman, ok, gostei muito da ideia de colocar a figura do Mandarim como testa de ferro do verdadeiro Mandarim, no entanto… isso já foi usado em Batman! Duas vezes! Uma, claramente, no primeiro filme com Ra’s Al Ghoul e Henry Ducard e depois com o filho de Ra’s em TDKR com Bane e Thalia! A cópia pegou mal, Marvel.

ironman 3 poster

As atuações foram excelentes. Tony Stark estava novamente soberbo, Potts estava incrivelmente Pepper, Ben Kingsley fez muito bem a figura do Mandarim, Guy Pearce como o Dr. Aldrich Killian ficou show e Don Cheadle dispensa comentários no seu retorno a James Rhodes. Nota para a cientista gostosa whatever que estava lá só para distrair o público Maya Hansen (Rebecca Hall).

O final, bem, digamos que foi altamente desnecessário destruir todas as armaduras. Foi jogar o trabalho de uma vida inteira fora. E agora, Sr. Stark? E se em seguida os Chitauri voltassem? E se Thanos chegasse? Essa é outra cena explosiva e de impacto visual que não serve para muita coisa pra história do filme. Em suma, o filme é bom, diverte bastante, mas parece levar a uma tendência perigosa nos filmes da Marvel. Como diria Mussum: isso esta muito “Extremis”.

Que Stan Lee nos proteja.

Trailer:

Por: Dr. M. Barreto

Adicione-nos no YoutubePágina do Facebook Twitter.

Leia também:

Goku versus Superman: O encontro de dois mundos

HEROVIDEO 19: Zordon é preconceituoso em Power Rangers

Confira o Trailer do novo Filme Dragon Ball Z: Battle of Gods [HD]

Batman – O Legado do Morcego: parte 1 – O Cavaleiro das Trevas

Samurai X – O filme: O retalhador também conquista no cinema

14 Respostas

  1. boa critica e concordo plenamente com vc se isso for o inicio da fase 2 da marvel acho que começou mal

  2. Ótima crítica; está tudo ai.

  3. Boa critica, mas deveria ser mais severo. O filme é cheio de erro de continuidade. Fora o desperdicio total das armaduras, cada uma tinha uma habilidade que nao foi mostrada no filme. A falsa identidade do mandarim, destruiu totalmente o personagem real que poderia ter um papel essencial para a continuacao dos vingadores, ja que ele usa os aneis alienigenas. E a pepper salvando tony e matando o vilao com super poderes torando-a a verdadeira heroi do filme. Realmente uma grande decepção pra quem conhece do universo da marvel.

  4. gostei da critica, concordo em partes com vc!! o filme realment foi bom e diverte bastante.

  5. Quando vi o filme, não acreditei no que estava vendo. Quando fui comentar com amigos, me disseram que eu estava exagerando e que o filme tinha ficado otimo. Mas eu sou um amante de filmes e ainda mais dos filmes da Marvel. Concordo com o Guilherme, o filme esta cheio de erros e coisas exageradas que no final foram descartadas sem sequer servir ao proposito para as quais foram criadas, como se Tony estivesse prevendo que aquele momento chegaria. E a fragilidade das armaduras e relação aos filmes anteriores, a propria Pepper destroi uma facilmente, sem contar que uma carreta desamonta a Mark 42, gente onde ja se viu isto, é uma ofensa dizer que este filme é continuação dos outros, imagina se uma das cenas que mais chamou atenção do filme 2, quando o James Rhodes se irrita com Tony ao vê-lo bêbado dando uma festa usando a armadura do Homem de Ferro e rola o maior briga na casa de Tony Starka, acontecesse no filme 3, pronto só ali bastaria para que todas as armaduras fossem destruidas, principalmente a Mark 42, que deveria ser a mais extraordinaria. Se eu fosse dizer o que eu realmente vi de errado no filme, não seria comentario, mas sim um livro. Na minha opinião eram em praticamente tudo, desde a historia, a todo prejuizo com a destruição da casa e das armaduras que Tony gastou tempo e dinheiro para construir. O que eu percebi foi que o Direitor Shane Black não sabe fazer filme.

  6. quando sai do cinema pensei:”parece mais um filme de ação B dos anos 80″ depois fui pesquisar pra saber o que Shane black tinha feito na vida descubro q o cara fez o roteiro de MÁQUINA MORTÍFERA

  7. “…principalmente a Mark 42, que deveria ser a mais extraordinaria.” Alguem que falou isso por favor, se mata, A 42 ainda está em protótipo, sem contar que são partes anexadas, elas não tem ligações fisicas entre si.

  8. sobre as armaduras que o Tony mandou destruir….Stark é um engenheiro, provavelmente ele tem planos e que tais armaduras não eram mais necessárias….se houvesse um outra guerra, como ele é um engenheiro, ele tem todos os projetos de todas armaduras…metal, energia da armadura, meio de produção, TUDO nos projetos. Ele possui uma série de empresas e poderia fabricar algumas ou muitas armaduras rapidamente, sem falar que ele tem a torre Stark. Falo isso por que faço engenharia, com money fabricação não é problema.

  9. Cara, sou fã de quadrinhos desde muito tempo, li a saga extremis e acompanhei diversas historias com o mandarim. O que eles fizeram foi uma palhaça.. como vc mesmo disse…foi mais uma parodia do que um filme

  10. Ótima critica ao filme. Achei a história dos vilões muito vaga e rápida, parece que foi jogada para vc engolir tudo e não ficar se perguntando sobre a sua origem. O filme vai para um lado mais cômico, mas n desaponta nas cenas de ação que são ótimas. Sacanearam o antigo diretor, Jon Fraveou, que além de perder o principal cargo no filme fica BEM apagado no filme. Os fãs dos quadrinhos da marvel devem ter achado a fita um lixo.

  11. Po João, o Happy Hogan teve uma importancia fundamental na história e ele apareceu muito mais do que nos outros filmes. Ele até foi o estopim para o Tony Stark estrar na briga com o Mandarim. Disso o Jon Fraveou não pode reclamar.

  12. concordo com a galera ae, diversos erros de continuidade, tudo bem que o filme é homem de ferro, mas a shield deixou de existir durante esse período ? a shield não investigava um terrorista ? poderiam ter colocado pelo menos o nickfury na historia, nem que fosse pra mandar o homem de ferro resolver a questão. 10 segundos de aparição.

    a 1 semana eu pensava que a mark 3 guentava uma sessao de porradaria com o thor, agora a sensação que tenho é que a armadura é descartavel.

    Tony Stark é um excelente personagem mas não é nada sem as MARKS.

    não to dizendo aqui que gostaria que fosse tudo certinho, é ficção cientifica, mas nós fans da Marvel sabemos o que esperar dos personagens, quando colocam algo que não condiz com 50 anos de historias em quadrinhos, frustra-se o fã.

    o personagem tem uma veia cômica, mas achei que forçaram muito a barra, deixou de ser aquele humor espontaneísta.

  13. FILME FRAQUISSIMO!!!

    Roteiro fraco, eu queria ver o homem de ferro não tonny stark, ele fica sem armadura 97% do filme, RIDICULO!!!
    O mandarim que nos trailers era vendido como o novo coringa, foi algo completamente paspalhão e constrangedor… desperdiçaram um grande ator…

    Sem falar nos altos furos de roteiro, como por exemplo, armaduras que em vingadores aguentavam uma martelada eletrica de um deus, nesse filme se espatifavam feito latão! A FALA SÉRIO!!! Pepers caiu tonny nem deixou escapar uma lagriminha se quer???

    Umas armaduras tipo Transformers, vilões tipo mutantes x-men, Tonny stark usando arma de Mão, nossa MUITO MUITO MUITO RUIM!!! vale pelos efeitos e pelo toque de humor que continua otimo.

    PS: nao quis nem citar a falta de AC/DC que nos fazia levantar da poltrona do cinema quando tocava nas cenas de homem de ferro 1 e 2

  14. […] com o video, temos o spoiler da máscara do Homem de Ferro se tornando a face de […]

Com a palavra você está:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: